Apoios
Atribuído de forma gratuita a todos os jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 35 anos residentes no concelho de Paços de Ferreira, o Cartão Municipal Jovem possibilita aos seus titulares o acesso a um conjunto de serviços e bens a um preço mais vantajoso em todas as entidades aderentes, que contemplam as mais diferentes áreas, como a saúde, o desporto e lazer, questões de urbanismo e o comércio local em geral.
O cartão municipal jovem tem como objetivo facilitar, em termos de custos, o acesso dos jovens concelhios a um conjunto de bens e serviços essências.
- Nome do documento
- pdf
Cartão Municipal Jovem | Brochura Informativa
- pdf
Cartão Municipal Jovem | Formulário de Adesão | Entidades Aderentes
- pdf
Cartão Municipal Jovem | Formulário de Adesão | Jovens Aderentes
Pelo acesso aos direitos e benefícios que estão previstos no regime jurídico do Associativismo Jovem e pelos apoios daí decorrentes (financeiro, técnico, formativo, logístico e informativo), a inscrição das associações locais que desenvolvem os seus trabalhos e atividades junto dos jovens concelhios no Registo Nacional das Associações Juvenis assume um papel fundamental.
É necessário, desta forma, dar continuidade ao trabalho de sensibilização iniciado junto das associações para este efeito, prestando o apoio possível no processo de registo e o esclarecimento de dúvidas necessário. A equipa da Juventude garante o apoio necessário à inscrição das Associações locais de caráter juvenil no Registo Nacional das Associações Juvenis, para que possam usufruir dos apoios e vantagens a ele associadas. Além disso, a equipa presta auxílio em outro tipo de situações solicitadas pelas associações deste caráter.
Os jovens concelhios solteiros, casados, ou que vivam em união de facto e com idade compreendida entre os 18 e os 35 anos beneficiam de isenção de taxas relativas à construção, reconstrução, alteração ou ampliação de habitações e respetiva autorização de utilização, desde que preencham os pressupostos constantes da Lei respetiva (Lei nº7/2001, de 11 de Maio e alterações) e que o prédio a construir, reconstruir alterar ou ampliar se destine a habitação própria e permanente, por um período mínimo de 5 anos.
Ciente da importância da prática desportiva federada para o desenvolvimento psicossocial do jovem, o Município tem providenciado, na sua totalidade, o financiamento da filiação de todos os 28 clubes e associações desportivas que, entre si, permitem a prática de um total de 18 modalidades.
Além de uma prática desportiva federada, os jovens que compõe os escalões de formação dos respetivos clubes e associações mencionados têm acesso, através dos protocolos existentes, ao usufruto de instalações municipais para o efeito: duas piscinas municipais, dois pavilhões municipais e cinco pavilhões escolares (sob gestão municipal, no horário pós-escolar).
O Município de Paços de Ferreira pretende garantir aos jovens as condições necessárias para o acesso à prática desportiva federada.
Além do financiamento da filiação dos clubes e associações desportivas locais, o Município tem providenciado, na sua totalidade, o financiamento da inscrição, nas respetivas federações desportivas, de todos os atletas de formação dos mesmos.
Por outro lado, o Município continua a garantir o financiamento total dos respetivos exames médicos, assistência médica e reabilitação física para todos os atletas dos escalões de formação. Assim, pretende-se garantir as condições necessárias para o acesso à prática desportiva federada.
No que diz respeito à prática desportiva em contexto informal, o Município disponibiliza aos seus jovens o acesso e usufruto de vários equipamentos e infraestruturas para o efeito. Dentro deste lote, assinalam-se os parques de lazer e seus espaços específicos para a prática de modalidades deles constantes, as duas piscinas municipais, os dois pavilhões municipais e os cinco pavilhões escolares. A esta lista, acrescentam-se também os diversos trilhos pedestres espalhados pelo concelho.
A disponibilização de equipamentos e infraestruturas garante aos jovens as condições necessárias para o acesso à prática desportiva em contexto informal.
O Município de Paços de Ferreira atribui de bolsas de estudo por parte do Município de Paços de Ferreira a estudantes do ensino superior que ingressem ou frequentem estabelecimentos de ensino superior segundo o Regulamento Municipal para Atribuição de Bolsas de Estudo a estudantes do ensino Superior (Regulamento n.º 56/2018).
O Município de Paços de Ferreira garante, aos participantes em Universidades de Verão de Instituições de Ensino Superior, a inscrição, alojamento e seu transporte.
Pretende-se proporcionar aos jovens uma experiência educativa fora de portas capaz de os preparar para situações futuras, sendo um interessante e necessário veículo de interculturalidade.