Escola a Tempo Inteiro
As Atividades de Animação e Apoio à Família visam assegurar a o bem-estar das crianças através do reforço de medidas que permitam às famílias conciliar a vida familiar e com a profissional, sem colocar em causa a prestação de cuidados às crianças. Em conformidade, o Município assegura a todas as crianças da educação pré-escolar da rede pública os serviços de acolhimento, de prolongamento de horário, refeições escolares e os períodos de interrupção das atividades letivas incluindo o mês de julho e 1ª quinzena de agosto.
Os serviços de acolhimento e prolongamento de horário funcionam nas instalações das escolas básicas e os horários são acordados pelos Agrupamentos de Escolas, no início de cada ano letivo, e devem ser adequados às necessidades reais da maioria dos Pais/Encarregados de Educação de cada estabelecimento de Educação.
Para frequência dos serviços, é obrigatória a submissão de candidatura na plataforma SIGA. Esta candidatura deve ser realizada em cada ano letivo, nos períodos divulgados pelo município, não havendo lugar à sua renovação automática. Para acesso à referida plataforma devem ser solicitadas as respetivas credenciais via email - educacao@cm-pacosdeferreira.pt.
A informação de apoio ao pedido de credenciais e submissão de candidatura pode ser consultada no guião de acesso à candidatura.
- Nome do documento
- pdf
Guião de acesso à candidatura - Pré-escolar
A Atividades de Enriquecimento Curricular são atividades de natureza lúdica, formativa e cultural, destinadas aos alunos do 1º ciclo do ensino básico e as suas regras de funcionamento estão previstas na Portaria nº 644-A/2015, de 24 de agosto.
O Município de Paços de Ferreira assume-se como promotor das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Desta forma, as AEC estão implementadas em todos os estabelecimentos de ensino do 1.º ciclo do concelho e a oferta gratuita é garantida ao universo dos alunos da rede pública, mantendo a devida articulação com os agrupamentos de escolas para a sua execução.
Até ao ano letivo 2023/2024, o município, em parceria com os quatro agrupamentos de escolas, promoveu as AEC nas áreas de Música, Expressão Dramática, Inglês e Atividade Física (incluindo ginástica acrobática e natação), Xadrez, TIC e Robótica.
Em 2022/2023, a atividade física passou a incluir a Natação, mais concretamente o Programa “Vamos Aprender a Nadar”, para todos os alunos dos 3º e 4º anos de escolaridade.
No ano letivo de 2023/2024, a expressão musical e a atividade física e desportiva foram alargada a todos os grupos de Educação Pré-Escolar da rede pública do concelho. Estas atividades estão integradas na componente educativa, sendo asseguradas pelos técnicos das AEC do 1º ciclo.
Paços de Ferreira, enquanto Cidade Educadora, deve promover o direito à cultura e à participação de todos na vida cultural, promovendo o sentimento de pertença e de boa coexistência. Deve estimular a educação artística, a criatividade e a inovação como meio de desenvolvimento pessoal, social, cultural e económico do território. Deve, ainda, saber encontrar, preservar a sua identidade e valorizar o património material e imaterial e a memória histórica do concelho.
Neste sentido, no ano letivo 2024/2025, além da área de Atividade Física e Desportiva e do Xadrez, o Município implementou o Projeto COM (PAÇOS) de ARTE que agrega as várias áreas das artes, desde teatro/expressão dramática, música, dança, pintura, escultura, literatura, cinema, fotografia.
A Componente de Apoio à Família traduz-se num conjunto de atividades destinadas a assegurar o acompanhamento dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico antes e ou depois da atividade letiva e das AEC, bem como durante os períodos de interrupção letiva.
Sendo competência do Município, a Componente de Apoio à Família no 1º ciclo do ensino básico está delegada nos Diretores dos Agrupamentos de Escolas, ao abrigo de Protocolo de Delegação de Competências, que têm vindo a estebelecer parcerias com entidades locais para sua execução.