A Rede Social de Paços de Ferreira é uma plataforma de articulação de diferentes parceiros públicos e privados, cujo objetivo é potenciar o trabalho em rede da intervenção social realizada no Município de Paços de Ferreira.
A Câmara Municipal de Paços de Ferreira aderiu ao Programa da Rede Social em abril de 2003. O seu Conselho Local de Ação Social (CLAS) é atualmente formado por 59 entidades públicas e privadas representativas do tecido social e económico do Concelho. Por sua vez, o CLAS designou o Núcleo Executivo, que é composto por seis entidades.
Fazendo uma análise diagnóstica da realidade contextual do município de Paços de Ferreira, é possível chegar às seguintes conclusões:
- Há uma necessidade premente de atender às necessidades dos idosos, que muitas vezes são esquecidos ou negligenciados em termos de atividades socioculturais e recreativas, sendo por isso, necessário criar oportunidades para que os idosos se possam envolver e, atividades desses âmbitos. É importante que estas atividades sejam acessíveis e inclusivas, para que todos os idosos possam participar, independentemente de suas limitações físicas ou financeiras.
- O isolamento social é um problema crescente na população idosa (sendo que esta faixa etária tem constantemente crescido a nível de percentagem), o que pode levar a problemas de saúde física e mental.
- Também é necessário consciencializar a comunidade sobre a importância de apoiar e valorizar os idosos na sociedade, a fim de combater o estigma e a discriminação associados à idade avançada.